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11/04/2018

Mídia Digital não é para amadores, é Gestão!

Mídia Digital não é para amadores, é Gestão! | Blog Extrema

Você sabe o que são SMM e SMO em gestão do branding digital? Fica tranquilo, eu te explico de forma descomplicada.

O SMM (social media marketing) ou marketing em redes sociais é o processo de promover um website, produto ou marca nas redes e mídias sociais digitais de forma a atrair visitantes para o uma página e gerar relacionamento / vendas para uma marca.
Já as ações internas do site são chamadas de SMO (social media optimization), são ações que visam refinar o website para que seu conhecimento e conteúdo sejam facilmente divulgados pelos usuários e visitantes do site nas mídias sociais digitais e comunidades on-line. As ações de SMO podem incluir qualquer ação feita on-page como melhorar o design e usabilidade.

Outras ações importantes para potencializar uma página ou perfil nas mídias digitais são as ações off-page – usando técnicas para criar e difundir conteúdos e outras mensagens por meio das mídias sociais digitais na forma de marketing viral, como por exemplo, a distribuição de e-books, criação de memes, vídeos no Youtube, hastag, entre outros.

Para uma estratégia assertiva de branding digital, alguns passos são essenciais.
O primeiro deles é definir o objetivo da presença da empresa neste ambiente, que pode ir desde fortalecimento da marca, passando por vendas, fidelização de clientes ou qualquer outro que você julgar necessário. Após esse passo, é indispensável compreender quem é o seu público foco - no processo de compra, vários fatores intervêm: quem decide (o que escolhe o que será comprado), o influenciador (quem interfere na decisão de compra), o comprador (quem paga) e o usuário (a quem se destina o produto). Todos esses atores sociais precisam ser considerados em uma estratégia assertiva.

Com a definição do objetivo certo e o conhecimento do público, fica bem mais fácil a seleção dos canais adequados para a sua marca, como por exemplo, Youtube, Facebook, Instagram, LinkedIN, Pinterest ou qualquer outra plataforma. Nesta fase, compreenda também que cada ambiente deste possui um estilo e linguagem específicos. Nunca se deve utilizar o mesmo material para diferentes páginas.

 

Por fim, gosto sempre de utilizar a máxima do Prof. Deming, que diz que, o que não é medido não é gerenciado. Na gestão estratégica do branding digital é condição chave analisar o desempenho de suas ações por meio das métricas e KPI’s. E sempre, ao final de um projeto, pontuar as oportunidades de refinamento. Analisar as métricas das suas páginas ajuda a determinar os erros e acertos. Quando você entende quais são as preferências da sua audiência, pode aperfeiçoar os posts e conteúdos oferecidos.

Trabalhar a marca digitalmente vai muito além de um layout bonito ou um conteúdo engraçado, é preciso relevância, resultado e efetividade.

Fonte: Administradores

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