Blog
software de gestão empresarial
11/04/2018

Administração distribuída na empresa garante liberdade e eficiência

Administração distribuída na empresa garante liberdade e eficiência | Blog Extrema

A administração distribuída entre vários profissionais pode não só trazer mais autonomia para o funcionário como também melhorar os resultados da empresa. É o que garante o consultor de marketing Renato Cecchettini.
"Os resultados passam a ser melhores porque, na verdade, todo mundo está trabalhando em conjunto não por obrigação, mas porque tem um objetivo comum. Aí, os resultados vão acontecendo, tanto para a empresa, como para os funcionários que estão trabalhando dentro dela", explica.
Os diferentes tipos de gestão foram abordados no quadro 'Sua Chance', da EPTV, afiliada da Rede Globo, desta segunda-feira (29).

Trabalho em rede
De acordo com o consultor, na gestão distribuída há um trabalho em forma de rede, com integração entre todas as áreas, bem diferente da gestão centralizada, em que tudo parte de um ponto e os departamentos têm pouca comunicação.
Também se diferencia da gestão descentralizada, em que as ramificações aumentam, mas ainda ficam sob responsabilidade de poucos a tomada de decisão.
A publicitária Vanessa Rios conta que em trabalhos anteriores não conseguia alcançar bons resultados por falta de autonomia.
"Antes, eu trabalhei em outras empresas que tinham a gestão bem centralizada. Nesse tipo de administração eu me sentia muito amarrada (...). Eu não conseguia contribuir porque tudo tinha que passar pela gerência", lembra.

Mudança = Realização
No entanto, agora ela se diz realizada por trabalhar onde consegue fazer o que gosta da maneira que quer, sem prejudicar a empresa. "Consigo ter melhores resultados no desempenho da minha própria atividade", afirma.
Para o especialista em marketing, a administração distribuída funciona como a natureza. "A árvore consegue uma polinizar a outra, sem depender de algo central. Em uma gestão mais distribuída, o que acontece é que todo mundo sabe o que tem que fazer. Então se uma está faltando, existe outro caminho para eu encontrar a minha solução", explica.

Fonte: G1

icone comentários 0 Comentário
Deixe seu comentário

Formulário